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Perguntas Frequentes

Há 45 anos a APAE de Aracaju presta serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. Promovendo e articulando ações de defesa de direitos, prevenção, orientação e apoio direcionado a melhoria da qualidade de vida e inclusão da pessoa com deficiência. Visando a construção de uma sociedade justa e solidária.

Atualmente a APAE de Aracaju atende a 200 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas.

Deficiência Intelectual refere-se a um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações nas habilidades do comportamento adaptativo ou da capacidade do indivíduo em responder às demandas da sociedade, em pelo menos duas áreas (Por exemplo, dificuldades quanto à comunicação, atividades da vida diária como: comer, tomar banho, se alimentar), adaptação social, saúde, habilidades acadêmicas, profissionais, dentre outras, e com início antes dos 18 anos.

As pessoas portadoras de deficiência múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações. Um exemplo seriam as pessoas que têm deficiência mental e física.

Não, não é uma doença, é uma limitação. Mas pode ser causada por uma doença, assim como por acidentes, condições sócio econômicas desfavoráveis que levam à privação de estímulos, desnutrição, por fatores orgânicos, hereditários e por fatores genéticos. Mas é importante destacar que, de 30 a 40% dos casos de deficiências poderiam ser evitados com medidas de prevenção.
Como não é uma doença, não pode ser contraída por meio de contágio. Além disso, vale ressaltar que a convivência com as pessoas com Deficiência Intelectual não provoca nenhum prejuízo ou dano nas pessoas que não a possuem.

  • Bebês podem apresentar atraso no desenvolvimento, por exemplo, demorar a sustentar a cabeça (o normal é conseguir até 3/4 meses); demorar a andar e a falar (o normal é começar a andar e a falar por volta de 1 ano, 1 ano e 2 meses);
  • Crianças com Deficiência Intelectual podem apresentar dificuldade na coordenação motora global e fina;
  • Dificuldade de compreensão: não consegue entender o que é pedido, não entendem regras de jogos; não sabem brincar;
  • Dificuldades de aprendizagem na escola: pode ter muita dificuldade em acompanhar o que é ensinado na escola, dificuldade para se alfabetizar, a aprender ler e escrever;
  • Dificuldades de relacionamento também podem estar presentes: não interagem/socializam adequadamente, podem preferir brincar com crianças mais novas;
  • No convívio social podem não se comportar adequadamente;
  • Dificuldade no raciocínio, na capacidade de resolver problemas;
  • Dificuldade no pensamento abstrato, na capacidade de compreender idéias complexas, de aprender rapidamente ou de aprender com a experiência.
  • Dificuldade para realizar as atividades do dia-a-dia, como tomar banho, se alimentar, trocar de roupa, cuidar da higiene pessoal; fazer pequenas compras;
  • Dificuldade com os recursos comunitários, como por exemplo, dificuldade para andar de ônibus, para se locomover sozinho, para usar telefone;
  • Em geral, quando as pessoas suspeitam de Deficiência Intelectual, sentem-se como se a criança ou adolescente e até mesmo um adulto, tivesse menos idade do que realmente tem (por exemplo, tem 12 anos de idade mas parece que tem 8 anos), é imaturo, infantilizado.“Na dúvida se a criança, ou adolescente ou adulto tem a Deficiência Intelectual, não hesite em solicitar uma avaliação diagnóstica!”

A Deficiência Intelectual limita o desenvolvimento cognitivo (inteligência) e as habilidades do comportamento adaptativo e esta limitação pode variar de individuo para individuo. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) existem graus de deficiência, sendo estes: leve, moderado, grave e profundo. Isso significa que existem pessoas com Deficiência Intelectual e que apresentarão dificuldades mais leves, mas têm casos também, onde esta limitação é maior e pode comprometer a autonomia e a independência da pessoa.

Sim. A pessoa com Deficiência Intelectual tem os mesmos sentimentos que qualquer indivíduo possui. E, como qualquer um de nós, percebe tudo o que se passa ao seu redor. Portanto, devemos dar oportunidade a essa pessoa para realizar todas as atividades que achar interessante e auxiliá-la no que for possível e no que for preciso.  A vida de uma pessoa com Deficiência Intelectual dependerá também do quanto a família e a comunidade estimulam e promovem sua autonomia e aprendizagem. 

Não. Não tem cura. A pessoa com Deficiência Intelectual sempre terá uma limitação no funcionamento intelectual e adaptativo. Mas, é extremamente importante destacar que, com os apoios personalizados apropriados durante um determinado período, o funcionamento cotidiano da vida da pessoa, em geral melhora.
Por exemplo, com os atendimentos especializados, na área de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicologia podem ajudar no desenvolvimento das habilidades e potencialidades do indivíduo. O apoio da família, da escola, da comunidade de uma forma geral, também pode favorecer muito o desenvolvimento de uma pessoa com Deficiência.
Também é importante esclarecer que, quanto mais cedo for o diagnóstico, melhores serão os resultados obtidos.

Aquele que desejar ser um voluntário em qualquer área da APAE deverá preencher um cadastro na secretaria da instituição, informando seus dados pessoais e as áreas de interesse. Após o preenchimento do cadastro será agendada uma entrevista, para verificar qual a melhor área para você atuar, conforme as vagas disponíveis. 

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