Apae Aracaju celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

20/08/2021
15:54:34

Em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (marcada nos dias 21 a 28 de agosto), a Apae Aracaju juntamente com a Federação das Apaes de Sergipe e a Federação Nacional, promovem ações que começam no dia 23 e seguem até o dia 27 deste mês. 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida desde 1963. A semana foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017 e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e combater o preconceito e a discriminação.

Todos os anos a Federação Nacional das Apaes propõe um tema para ser abordado pelas Apaes de todo o país. Em 2021, o tema norteador da campanha é: “É tempo de transformar conhecimento em ação”. Esse tema aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos. 

Programação 
Seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção ao contágio da Covid-19, a Apae Aracaju realizará dois tipos de programação em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência. Uma será realizada na própria instituição, localizada no Bairro Industrial de Aracaju, já a outra deve ocorrer também entre os dias 21 e 28, no Shopping Riomar das 10h às 22h. 

23/08 SEGUNDA-FEIRA 
9h -  Roda de conversa com profissionais de psicologia com o tema “A importância da família na vida da pessoa com deficiência “. 

24/08 TERÇA-FEIRA 
9h - Palestra Informativa com a Procuradora Jurídica sobre: 
Atualizações do BPC, LOAS. 
9h30 - CBMSE - Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe -Acão com os cães (cinoterapia).
13h30 - Palestra com Byron do Estrela do Mar com o tema "A inclusão das pessoas com deficiência na sociedade".

25/08 QUARTA-FEIRA 
9h - Dança “A importância da dança para pessoas com deficiência”. 

26/08 QUINTA-FEIRA
9h - Exibição de documentário.
9:30 -  Apresentação de capoeira. 
10 - Apresentação de ballet com a professora Maria Aline e uma convidada que possui deficiência.
13h30 - Atividade interdisciplinar com fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos.
 
27/08 SEXTA-FEIRA 

Comemoração interna de 53 anos da Apae Aracaju. 

A programação do Shopping Riomar vai contar com a participação de várias outras instituições apaeanas do estado. No espaço destinado ao evento ocorrerá divulgação de projetos, exposição de artesanato feito pelos assistidos e apresentações.  
Vale lembrar que as ações do Shopping Riomar serão abertas ao público, já as realizadas na Apae Aracaju tem como público alvo os assistidos e familiares que frequentam a instituição e que os atendimentos da instituição vão acontecer normalmente durante a semana. 

Programação virtual
A Federação Nacional preparou uma programação de palestras, debates e lives, totalmente online e gratuitas que tem como objetivo provocar o debate nacional levando às pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla conhecimento sobre os seus direitos, a partir de conteúdos acessíveis sobre transporte, moradia, acesso à educação, saúde e assistência social, pensando em como assegurar que esses direitos se efetivem na vida diária. 

Clique aqui e confira a programação completa.