Apae Aracaju dá início as comemorações do Dia das Mães

10/05/2022
11:05:20

Para homenagear e celebrar o Dia das Mães a Apae Aracaju programou uma série de atividades voltadas para as mães dos assistidos. As ações foram iniciadas nesta terça-feira (10), após a missa celebrada na própria instituição pelo padre e psicólogo da casa, Willames Oliveira. A programação deve seguir até a quinta-feira e foi elaborada com objetivo de proporcionar para as mães momentos de lazer, autocuidado, aprendizado e relaxamento.
A ação que deu início ao evento foi a roda de conversa com o tema “Sexualidade na infância”, ministrada pela convidada Nivia Bianca, coordenadora de prevenção e saúde da Feapaes. Nivia ressalta que essa temática é de extrema importância a ser abordada e debatida principalmente entre as famílias apaeanas para desmistificar algumas crenças limitantes. 

“Essas rodas de conversa ela entram nesse momento para desmistificar o tema diante de uma sociedade capacitista e muito preconceituosa. [...] Quando a gente fala de educação sexual falamos principalmente sobre prevenção, cuidado e respeito com o nosso corpo e com o corpo do outro”.

– Nivea Bianca, psicóloga.

Ainda pela manhã as mães puderam ter um momento de relaxamento através das sessões de liberação miofascial executadas pela equipe de fisioterapia da instituição. A fisioterapeuta Whithiney Cardoso, ressalta que os benefícios dessa prática são diversos “A Liberação Miofascial Manual tem como objetivo a prevenção de lesões, melhora da flexibilidade, diminuição de tensão e dores musculares, ganho de amplitude de movimento e melhora da circulação sanguínea.”. 
Ao todo, mais de 40 mães participaram do primeiro dia da ação. Para elas, o que prevalece é o sentimento de pertencimento e felicidade, como é o caso da Alexsandra de Castro, mãe de uma das assistidas pela Apae Aracaju. Para Alessandra ações como essa reafirmam o comprometimento e acolhimento da instituição não só com os seus assistidos, mas também com seus familiares.

“A Apae está demonstrando que se preocupa com as mães, se preocupa com o que nós estamos sentindo nos nossos corações, nas nossas emoções, com que estamos vivendo e nos momentos de luta. Mostrando que está sempre com a gente.”

– Alessandra de Castro