Apae Aracaju realiza ação em alusão ao Maio Laranja

18/05/2022
13:11:27

Na manhã desta quarta-feira (18), a Apae Aracaju realizou uma ação em alusão a campanha Maio Laranja, campanha essa que promove o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade foi liderada pelo setor de serviço social da instituição e teve em sua programação uma palestra voltada para os familiares dos assistidos. 
Sabendo que um dos grupos mais vulneráveis a sofrer esse tipo de violência é o de pessoas com deficiência a equipe da Apae Aracaju trouxe como convidada para ministrar a palestra a Drª Sheila Christine Souza, presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/SE. A representante da Ordem dos Advogados de Sergipe trouxe informações esclarecedoras para as mães que participaram do evento. Em uma de suas falas ela ressaltou a importância de conversar com as crianças e ficar atento aos sinais. “A violência acontece muitas vezes de forma tão disfarçada que chegamos a duvidar. Então a gente deve sempre escutar os nossos filhos, porque esse tipo de abuso geralmente acontece dentro de casa, com a própria família.”, ressaltou a advogada.  
Ações como essas ajudam a população a entender melhor como identificar e combater esse tipo de violência. Por isso, atividades como essas são tão importantes e estão sempre no calendário da instituição, como ressalta a assistente social e coordenadora do setor, Fátima Andrade. “Essa atividade é importante porque trata de relações de direitos, e diante da nossa sociedade hoje, que o grau de violência é muito grande, é necessário que estas famílias estejam atentas e sensíveis para identificar qualquer tipo de abuso. Importante para ressaltar também para essas famílias as redes de direitos e apoio que elas têm caso ocorra alguma situação que o seu filho esteja passando.”