Aulas das Oficinas Terapêuticas retornam na Apae Aracaju

30/05/2022
12:13:51

Na próxima segunda-feira (06), as oficinas terapêuticas da Apae Aracaju retomarão o seu funcionamento. As atividades do setor de educação da instituição estavam paradas desde dezembro de 2021 por falta de recursos. Durante esse período os assistidos estavam recebendo suporte de maneira virtual.

O desejo para o retorno das aulas estava grande, tanto por parte dos familiares, mas principalmente pelos assistidos que têm a instituição como sua segunda casa. Para Lindinalva Maria, mãe do assistido Fagner, a Apae é um ambiente em que o filho se sente acolhido. “O meu filho mesmo estava muito ansioso. Todos os dias ele pedia para ligar para a professora para saber como ela estava e quando as aulas iriam voltar. Eu estou muito feliz com esse retorno da Apae e agora posso dar uma boa notícia para o meu filho”, ressaltou a mãe. 

A coordenadora pedagógica das oficinas, Núbia Lopes, tem como um dos principais objetivos para esse retorno às aulas o trabalho em conjunto entre equipe e família. “Nós vamos estar trabalhando junto com as famílias, para que os assistidos possam ter o aprendizado necessário para serem inseridos na sociedade de maneira plena”, comenta a coordenadora.

Para o presidente interino da Apae Aracaju, Carlos Mariz, a retomada das oficinas terapêuticas representam uma nova fase na instituição. “A Apae se sustenta em três pilares, que são a assistência social, a saúde e a educação. Desde 2021 a que a entidade vinha funcionando com apenas dois desses pilares. Agora, com o retorno das oficinas terapêuticas, será possível trazer de volta os nossos assistidos, que até hoje vinham recebendo nosso apoio virtualmente, para complementarem seus tratamentos de forma plena”, destacou.

As oficinas funcionarão em esquema de rodízio entre turmas. Nelas, os alunos desenvolvem atividades terapêuticas, de socialização e interação que estimulam a independência e o desenvolvimento intelectual. Ainda este ano os alunos receberão treinamento para participarem das Olimpíadas Especiais das Apaes que devem acontecer no mês de dezembro e serão sediadas em Aracaju.