Fundat oferece oficina de pães na Apae Aracaju

19/08/2022
16:00:08

Nos últimos anos o número de pessoas que têm buscado desenvolver o seu próprio negócio vem crescendo em todo o país. Segundo pesquisa feita pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no 2º trimestre de 2021, 53,1% da população sergipana ocupada atuava de maneira informal no mercado de trabalho. A Elissandra Santos faz parte desse grupo. Após sair do emprego de carteira assinada para dar suporte ao filho que possui deficiência ela buscou alternativas para ajudar nas despesas.

Foi na venda de alimentos que Elissandra conseguiu a renda que precisava, além de conseguir conciliar com as outras tarefas do dia. Para melhorar as habilidades na cozinha e expandir os negócios ela procurou o Curso de Pães Artesanais e Caseiros ofertado pela Fundação Municipal de Apoio ao Trabalho (Fundat), realizado entre os dias 16 e 18 de agosto na Apae Aracaju. “Eu aprendendo a fazer já é uma opção de vender inclusive na própria Apae. Eu trago meu filho para a terapia e já faço as minhas vendas.”, comenta Elissandra.

Assim como Elissandra, a Denise Gonzaga, que é avó de uma criança com deficiência assistida pela Apae Aracaju e também participou do curso, tem esperança de conseguir uma atividade extra a partir das novas receitas que aprendeu. “Para mim está sendo muito produtivo. Eu gosto muito de cozinhar, mas estava muito desanimada. Com esse cursinho agora eu já posso fazer meus pãezinhos tanto para vender quanto para alimentar os meus filhos.”, relata Denise.

A Fundat, em parceria com as instituições, disponibiliza o curso que além de gratuito e com todo o material incluso também é certificado. Cilene Chagas é instutora de cursos pela Fundat para a área de gastronomia e avalia o curso como uma fonte de aprendizado importante não só para os alunos, mas para ela também. “A integração que houve com a turma foi muito importante. Mesmo sendo uma oficina de apenas 12 horas foi possível aproveitar muito. Acredito que os alunos sairão daqui com muita coisa boa para desenvolver.”, comenta a professora.

A parceria entre as instituições é importante para gerar renda dentro da comunidade. A coordenadora da Assistência Social da Apae Aracaju, Ingrid Walleska, relata que para além da economia essas atividades ajudam no sentido de coletividade. “Muitas mães passam boa parte do tempo dedicadas aos cuidados com os filhos. Oficinas como essas ajudam ela a desenvolverem e até a descobrir habilidades que ela nem sabiam que tinham. É um momento de compartilhar experiências e de participar do coletivo, de incluir essas mães no mercado de trabalho para que possam ter uma maior independência financeira, além de se sentir útil e pertencente de alguma forma.”, conclui a assistente social.