Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022

23/08/2022
15:44:33

A Semana da Pessoa com Deficiência é um evento marcado no calendário nacional desde 1963. Para muitas pessoas essa data é mais do que um momento de confraternização, é um período de visibilidade e representatividade. Zenilde Fernandes que é irmã de Enilde Fernande, senhora de 63 anos que possui Síndrome de Down e é assistida da Apae Aracaju, compartilha desse mesmo sentimento. “Esse evento é importante porque eles se sentem realizado, capazes de estar ocupando os mesmos espaços que qualquer outra pessoa. Isso deixa eles felizes.”, comenta Zenilde. 
 
Em comemoração à esta semana (marcada nos dias 21 a 28 de agosto), a Apae Aracaju juntamente com a Federação das Apaes de Sergipe e a Federação Nacional, promovem ações que trazem visibilidade e inclusão a causa da pessoa com deficiência. Este ano, a campanha desenvolvida pela Apae Brasil teve como tema “Superar barreiras para garantir inclusão” e em Sergipe a sua abertura oficial promovida pela Federação das Apaes de Sergipe aconteceu hoje (23), no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória. 

A mesa redonda que abriu a programação teve como abordagem o tema da campanha da Semana da PCD e contou com a participação do presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Antônio Luiz, da presidente da Federação das Apaes de Sergipe, Monica Souza, do presidente interino da Apae Aracaju, Carlos Mariz, da presidente da comissão dos direitos das pessoas com deficiência da OAB/SE, Drª Sheila Christine de Souza, o Vereador Lucas Aribé, vice-presidente da Arcrese, Davi Barbosa, o autodefensor da Apae N Sª Socorro, Arcqueidson Monteiro, o assessor de gabinete da Secretaria Estadual da Inclusão e Assistência Social, Gabriel Paraizo Dantas Braz, além de demais representantes das Apaes do estado.  

A presidente da Feapaes, Monica Souza, destaca o papel importante que a Apae desenvolve principalmente do que diz respeito a garantia de direitos e a defesa deles diante da sociedade. “A organização acumula resultados expressivos e que refletem as conquistas do movimento apaeano nessa luta. A missão da Apae é ressignificar as vivencias da pessoa com deficiência por meio de ações integradas e a defesa dos seus direitos é o caminho para transformação da vida.”, conclui a presidente. 

A programação continua e somada a ela, na sexta-feira, terá a celebração dos 54 anos da Apae Aracaju. O evento será interno, apenas para funcionários, assistidos, familiares e convidados apaeanos. Mesmo sob estas condições é um momento importante a ser comemorada visto a relevância da instituição e toda a sua história.