Apae Aracaju realiza ações da campanha Setembro Amarelo e recebe CVV

14/09/2022
10:49:50

No mês de setembro é realizada no Brasil a campanha Setembro Amarelo, desenvolvida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina. A campanha tem como principal objetivo prevenir o suicídio, além de instruir pessoas e trazer informações sobre a temática.  

 

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, o número de casos chega a 14mil por ano, resultando em uma triste média de 38 suicídios por dia.

 

Apesar da campanha ser oficialmente realizada no mês de setembro, as ações ocorrem durante todo o ano. As atividades são realizadas em maior parte pelos profissionais de psicologia, pois a maioria dos casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.

 

Diversas organizações realizam o trabalho de prevenção e atendimento psicológico a pessoas que precisam de ajuda. Uma dessas organizações é o Centro de Valorização a Vida (CVV), uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica e reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. O CVV presta assistência através de ligações gratuitas. Ao ligar para o número 188 a pessoa é atendida por um profissional voluntário.

 

Na tarde desta terça-feira (13), dois voluntários do CVV realizaram uma roda de conversa na Apae Aracaju com a participação de familiares, assistidos e funcionários da instituição. Para Jomar Vieira, voluntária do CVV, essas ações presenciais são fundamentais para propagar ainda mais informações sobre essa temática tão delicada. “Existe um tabu muito grande em cima dessas questões, mas elas precisam ser vistas e serem conduzidas com muito cuidado. O CVV oferta esse apoio de forma gratuita através do número 188, temos também o chat que pode ser acessado através do site www.cvv.org.br e também em algumas cidades oferecemos os atendimentos presenciais”, comenta a voluntária.

 

Para os pais dos assistidos da Apae Aracaju presentes na instituição e que puderam acompanhar a palestra, esse foi um momento de conhecer melhor o trabalho do CVV. Andrea Rodrigues, mãe da assistida Analu, participa pela segunda vez da ação desenvolvida na Apae junto com o Centro. “O trabalho que o CVV desenvolve é excelente, principalmente nesse momento que estamos passando. Esse tempo de isolamento que vivemos em casa afetou as pessoas e muitas acabaram não tendo a quem recorrer em um momento de sofrimento. Eu agradeço a Apae Aracaju e ao CVV por esse incentivo e esse olhar para nós, mães e assistidos.”, relata Andrea.