Começa a contagem regressiva para 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes

04/11/2022
13:17:33

Entre os dias 5 e 10 de dezembro será realizada na cidade de Aracaju mais uma edição das Olimpíadas Especiais das Apaes. Esse evento é promovido pela Apae Brasil em parceria com as Federações estaduais realizado a cada três anos. Os jogos reúnem atletas com deficiência física, intelectual e/ou múltipla assistidos pela rede apaeana de todo o país. Nesta edição devem se reunir mais de 1.600 pessoas, entre atletas, técnicos e comissão esportiva. 

A equipe que representará o estado de Sergipe é composta por 20 atletas, sendo oito da Apae Aracaju e os demais das Apaes de Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora dos Socorro. Esses atletas irão competir pelas medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar das modalidades: capoeira, atletismo (corrida, arremesso de peso, arremesso de dardo, arremesso de disco, salto à distância) e natação. 

A equipe está em preparação desde agosto deste ano com treinamentos realizados nos locais das competições (Universidade Tiradentes e Universidade Federal de Sergipe). Um dos treinadores do grupo e professor de educação física da Apae Aracaju, Genivaldo Gomes, está otimista em relação ao desempenho dos atletas na competição. 

“Todos atletas estão dando o seu melhor nas modalidades. Temos bons atletas com chances de trazer medalhas para o nosso estado, um deles é o Santiago, da APAE de Lagarto, que se destaca a cada encontro que realizamos. Na Apae Aracaju temos o Wilson que fará sua segunda participação como atleta de natação.” Relata o professor. 

A cerimônia de abertura deve acontecer no dia 5 de dezembro, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. Assim como a abertura, os jogos e competições serão abertos ao público que poderão levar sua torcida para os atletas apaeanos. 

Com a contagem regressiva iniciada, o professor Genivaldo ressalta sobre a importância de um evento como esse para o meio esportivo e principalmente para a sociedade “As olimpíadas das APAEs será um evento relevante e importante uma vez que vai mobilizar as APAEs de todo o Brasil e trazer brilho ao estado anfitrião.  Um evento antes visto com um público de pessoas especiais será um momento de todos que forem prestigiar entender que onde existe amor, felicidade, afeto, carinho, socialização, cooperação não existe deficiência e sim eficiência. Será um grande momento de aprendizado para o público. Um evento que vai colocar em destaque todos participantes envolvidos no cenário nacional.”


Sobre as Olimpíadas


Promovida desde 1973 pela Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), as Olimpíadas Especiais das Apaes têm como objetivo estimular a ação e participação de atletas e profissionais através do esporte e lazer. 
A primeira edição nacional aconteceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Rio Grande do Sul foi o último estado a sediar o evento, em 2018, na cidade de Canoas. 
Neste ano serão 11 modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, futsal e futebol society) e sete individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha).
Em Aracaju, as disputas acontecerão no espaço esportivo da Universidade Federal de Sergipe, na Universidade Tiradentes.