Atleta da Apae Aracaju é medalhista de prata e bronze pela segunda vez nas Olimpíadas Especiais das Apaes

09/12/2022
13:07:27

O atleta Wilson Ribeiro  é o destaque da natação da Apae Aracaju. Ele participa pela segunda vez das Olimpíadas Especiais das Apaes e nesta edição já garantiu duas medalhas para o seu estado, uma de prata na categoria nado livre e a de bronze no nado costas. Apesar de ser sua segunda vez participando da competição, Wilson estava ansioso para mostrar o seu melhor e representar a Apae de Aracaju em um dos maiores eventos esportivos do Brasil para pessoas com deficiência intelectual, física e múltipla. 


Para Dona Heloanda Ribeiro, acompanhar o filho Wilson nas competições é uma de suas maiores realizações. Mesmo aos 95 anos, a mãe conta com orgulho que faz questão de estar presente nas competições do filho. “Ele hoje foi muito bem. mesmo com a idade dele também avançada, 55 anos, ele gosta de participar das competições, de praticar esportes e aqui na Apae Aracaju ele é incentivado. Por isso, tenho o maior prazer em acompanhar ele.”, conta emocionada Dona Heloanda. 


Apesar de apenas dois meses de treinamentos antes das Olimpíadas, Wilson conseguiu boas colocações nas categorias e foi motivo de orgulho também para o técnico Genivaldo Gomes. “Wilson é um atleta que gosta de praticar esporte. Além da natação, ele também é faixa preta no karatê. Então, a gente conhece o potencial dele e sabemos como preparar esse atleta da melhor forma”, relata o técnico. 

A Apae Aracaju, assim como diversas filiais da rede, investe e acredita no potencial de inclusão através do esporte. A unidade de Aracaju tem como ação diária a prática de atividade física para os assistidos das Oficinas Terapêuticas. O presidente da instituição, Carlos Mariz, relata que a boa colocação dos atletas apaeanos de Sergipe, apesar do pouco tempo de treinamento, foi possível graças ao condicionamento resultante das aulas com o professor Genivaldo. 

“A prática de atividade física dentro da instituição mantém um padrão físico importante para eles, tanto para a saúde de modo geral, quanto para a prática de esportes e até a participação deles nas Olimpíadas. Essa prática do esporte leva a uma inclusão bastante eficaz, mostrando à sociedade o quanto eles são capazes de realizar as atividades, ter espírito competitivo e se empenhar em suas conquistas”, afirma o presidente. 


Wilson é deficiente intelectual e é um dos primeiros assistidos desde a fundação da Apae Aracaju. “Wilson é um dos alunos mais antigos da Apae. Ele cresceu junto com a instituição. O carinho que ele tem por cada um que faz parte da instituição é grande, ele tem a Apae Aracaju como sua segunda família”, destacou a mãe do assistido. 

A rede de apoio construída entre Apae e a família possibilita um melhor desenvolvimento do assistido. A garantia de seus direitos e o tratamento oferecido na instituição levam os alunos a caminhos mais inclusivos.

Sobre as Olimpíadas

A 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes acontece pela primeira vez no estado de Sergipe. A capital sergipana foi a cidade escolhida para receber os  mais de 1.200 atletas de todo o país. Ao todo, 11 modalidades (capoeira, bocha, ginástica artística e rítmica, futebol sete, futsal, natação, basquete, handebol, tênis de mesa e atletismo) são distribuídas entre seis dias de competições. O evento é realizado a cada três anos desde 1973 e tem como principais objetivos promover a inclusão social através do esporte, além de chamar a atenção da sociedade brasileira para a causa da pessoa com deficiência.