Apae Aracaju bate recorde de atendimentos em 2022

09/01/2023
12:18:09

A rede Apae é reconhecida por prestar serviços e pela garantia de direito às pessoas com deficiência. As unidades distribuídas por todo o Brasil seguem com esse compromisso e oferecem atendimentos de saúde, educação e assistência social. Por conta desse importante trabalho algumas unidades têm parceria com o Ministério da Saúde e são beneficiadas atrevés do programa Viver sem Limites.

A Apae Aracaju é uma dessas unidades e recebe o Centro Especializado em Reabilitação (CERII) desde 2017. Crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência física, intelectual ou múltipla podem se cadastrar através da Secretaria Municipal de Saúde e realizar tratamentos de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, ortopedia, nutrição, neuropediatria, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem e serviço social.

Para algumas pessoas esse é o único acesso a tratamento gratuito que elas recebem. Assim como Sabrina e Crislayne, muitas outras mães precisam se deslocar de suas cidades para realizar atendimento especializado dos seus filhos. Sabrina, de Indiaroba, e Crislayne, de Neópolis, viajam mais de 4h por dia para que Bernardo e Davi possam ter um acompanhamento multidisciplinar na Apae Aracaju. 

“Na minha cidade até tem profissionais que realizam atendimento gratuito através da prefeitura, mas é complicado. Em Indiaroba tem fisioterapia, porém trabalha mais a parte ortopédica mesmo, e os psicólogos atendem os pacientes voltados para o CAPS. Então, as crianças e pessoas com deficiência que precisam desse acompanhamento multidisciplinar com várias especialidades, como o caso de Bernardo, precisa mesmo buscar o atendimento em outro local. Aqui na Apae Aracaju eu encontro tudo isso. Bernardo é acompanhado pela físio, fono, terapeuta ocupacional e pela psicóloga.”, relata Sabrina. 
 

Em 2022 a Apae Aracaju bateu recorde em atendimentos, ao longo do ano foram 20.476. Número que reforça o compromisso da instituição com a sociedade e com os assistidos que precisam desse serviço. O coordenador de saúde da instituição, Sávio Xavier, celebra esse marco e relaciona a conquista ao empenho da equipe e gestão.  

“A gente pode ligar esse crescimento no número de atendimentos inicialmente a nova gestão e posteriormente a equipe multiprofissional que com empenho, ética e responsabilidade vem desempenhando suas funções na oferta dos atendimentos especializados para os usuários. A expectativa é que cada vez mais possamos alcançar números maiores para que outras crianças, adolescente e adultos possam ter a garantia do direito da pessoa com deficiência, acessibilidade e inclusão.”, explica o coordenador. 

A fisioterapeuta Karoline Tavares concluiu 1.713 atendimentos no ano passado. Um número significativo para ela que atrela esse alto índice ao compromisso dos pacientes e familiares com o tratamento. “Eu tenho imensa responsabilidade com o meu trabalho e busco sempre estar presente para os atendimentos. Meus pacientes também são fiéis e quase não faltam às consultas. Isso é importante não só para bater as metas, mas, principalmente, para que eles tenham uma melhor evolução”, conclui a profissional.

Sabrina e Crislayne ao lado dos seus filhos, Bernardo e Davi
Fisioterapeuta Karoline Tavares em atendimento