Voluntários da 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes são homenageados

14/02/2023
08:02:48

“Em um movimento essencialmente formado por voluntários, nada mais justo do que prestar as nossas homenagens e reconhecer o trabalho dessas pessoas que de forma voluntaria atuaram para que esse evento acontecesse da melhor forma possível”, conta orgulhoso o vice-presidente da Federação Nacional das Apaes, Nilson Ferreira. O vice-presidente esteve na manhã desta segunda-feira (13) na cidade de Aracaju para representar a Apae Brasil em uma celebração de agradecimentos e homenagens aos voluntários, colaboradores e patrocinadores da 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes. 

As Olimpíadas Especiais foram sediadas em Aracaju pela primeira vez em quase 49 anos de existência. A cidade recebeu durante os dias 5 a 10 de dezembro de 2022 mais de mil atletas. Com o fim das competições, o quadro de medalhas sergipano ficou repleto. Ao todo, os atletas apaeanos de Aracaju, N.S. do Socorro, Lagarto e Itabaiana receberam 8 medalhas, sendo: cinco de ouro, uma de prata e uma de bronze no atletismo; parta na corrida especial; prata e bronze na natação.

O evento chamou atenção não só para a causa da pessoa com deficiência e do trabalho desenvolvido pela rede apae em todo o país, mas também para o estado de Sergipe, movimentando os setores de esporte, economia e turismo. Visto a importância do ocorrido e a dedicação dos voluntários que trabalharam durante toda a semana dando apoio na organização técnica, a Apae Brasil e a Federação Estadual das Apaes de Sergipe (Feapaes SE) prepararam uma manhã para entrega de certificados, troféus e brindes.

“O mínimo que nós podemos fazer é reconhecer publicamente o esforço, trabalho e dedicação dessas pessoas que saíram de suas casas, deixaram suas famílias e estar lá de forma exclusiva, dando o melhor de si para que as Olimpíadas fossem esse sucesso que foi”., comenta a presidente da Feapaes SE, Monica Souza. 

Além dos voluntários, os parceiros e empresas colaboradoras também foram convidadas para o evento. A TopTur foi uma dessas empresas e durante todo período das Olimpíadas atuou como uma agência facilitadora auxiliando na organização do evento. Para Karine Matos, funcionária da empresa que participou diretamente das atividades durante os jogos, ter participado de um evento como esse foi uma honra além do início de uma parceria próspera entre empresa e instituição. “Foi uma oportunidade incrível e que serviu de muito aprendizado para todos que participaram. Para mim, como representante da TopTur, foi incrível, e faremos parceria com a Apae sempre que necessário.”, conclui a funcionária. 

A fisioterapeuta Whitney Cardoso foi uma entre os mais de 30 voluntários que foram homenageados. Ela participou da comissão de saúde, responsável pelo cuidado e atenção com os atletas no período de competições. “Assim que eu recebi o convite para participar não pensei duas vezes, eu queria muito vivenciar esse momento, ainda mais em um evento de nível nacional. O voluntariado foi importante para mim não só pelo momento de participação mas também para a minha carreira profissional. E receber essa homenagem é bem gratificante.” relata a voluntaria.  

“Eu sou voluntário, o presidente da Apae Brasil é voluntário, todos os presidentes das mais de 2 mil unidades apaeanas em todo o país são voluntários, o conselho fiscal da federação nacional também. Então olha só a importância de reconhecermos o nosso próprio trabalho. Sem a atuação desse pessoal nós não teríamos um evento de sucesso como o que tivemos. Precisamos reconhecer isso.”, afirma o vice presidente da Apae Brasil, Nilson Ferreira.