Assistidos apresentam projeto em comemoração aos 168 anos de Aracaju

16/03/2023
17:07:44

Os assistidos das Oficinas Socioeducativas da Apae Aracaju apresentaram nesta quarta-feira (16), véspera do aniversário da capital sergipana, o resultado final de um projeto em homenagem a cidade. Com o objetivo de celebrar os 168 anos da capital sergipana e resgatar a memória e tradições, os usuários tiveram uma amanhã repleta de programações artísticas e culturais. 

O projeto “Minha cidade tem história e memória” começou a ser executado no final do mês de fevereiro. Dentre as atividades os assistidos conheceram um pouco mais sobre a história e curiosidades da cidade. Os usuários puderam expandir o conhecimento para além dos muros da instituição e foram conhecer de perto pontos turísticos e históricos de Aracaju. 

Para Elquina Moitinho, coordenadora das Oficinas Socioassistenciais, esses passeios servem para contextualizar ainda mais as atividades desenvolvidas dentro das salas e proporcionar um aprendizado prático. “Essas atividades externas são mais que um simples passeio. Elas servem para contextualizar o assistido no espaço-tempo, favorecendo o interesse deles. Saber e conhecer sobre o lugar onde vive gera cidadãos capazes de atuar em prol do desenvolvimento local e em seus aspectos sociais, econômicos e políticos.”, ressalta a coordenadora.

Além das visitas e do conhecimento teórico passado pelas educadoras, os assistidos também puderam desenvolver o seu lado artístico e colocaram em prática a pintura e confecção de produtos artesanais. Esse trabalho manual além de ser uma atividade terapêutica ajuda a desenvolver a criatividade dos usuários, como é o caso do assistido David Santos. 

O desenho é uma das maiores paixões de David que teve na Apae Aracaju o apoio necessário para desenvolver essas habilidades. O dom para o desenho e a pintura é reconhecido e levou ele a conquistar o terceiro lugar na etapa regional do concurso de Cartões de Natal em 2020, da Federação Nacional das Apaes. Por isso, projetos como esse são os favoritos dele. “Eu gosto quando tem atividades como essas, porque posso fazer o que eu mais gosto. Dessa vez eu pude desenhar um lugar que eu visitei e ainda apresentar para todos os meus colegas”, diz o assistido orgulhoso do desenho feito que retrata de um dos cartões postais mais conhecidos da cidade, os arcos da Orla de Atalaia. 

O resultado do projeto foi apresentado para a comunidade apaeana e convidados da Federação Estadual das Apaes (Feapaes SE).  Além das obras artísticas, a turma preparou apresentações de dança e uma feira gastronômica com comidas típicas. A presidente da Apae de Nossa Senhora do Socorro e também Coordenadora de Cultura e Arte da Feapaes SE, Iusane Santos Viana, esteve presente no evento e contou emocionada que ficou realizada com o que viu. 

“Esse projeto apresentado aqui é justamente o que queremos incrementar em todas as unidades. Trazer esse olhar mais artístico para as ações desenvolvidas dentro das Apaes e tudo o que eu vi aqui hoje me deixou muito feliz. Nós como Federação queremos incentivar essa prática. Estamos buscando parcerias para trazer artistas e pessoas especializadas para que o lado criativo desses meninos seja desenvolvido com a maior qualidade possível. O festival de Artes está chegando e sei que nossos assistidos tem uma capacidade enorme de realizar trabalhos e apresentações lindas que irão nos encher de orgulho.”, conclui Iusane.