Doe através do imposto de renda e ajude a mudar a realidade de crianças, adolescentes e pessoas idosas de Sergipe

20/03/2023
16:25:57

Se você declara imposto de renda, saiba que pode ajudar diversas instituições de forma simples doando até 6% imposto (a pagar ou receber), sem precisar pagar nada a mais por isso. 
O valor doado será encaminhado para os Fundos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo dos Direitos do Idoso.  
A destinação da pessoa física pode ser de ate 3% para cada um desses fundos e de 1% para pessoas jurídicas. Ao final da arrecadação, os Fundos Estaduais repassam o valor doado para as instituições cadastradas e atuantes nos Conselhos ligados a essa parcela da população. 

Como doar: 
1. Baixe o programa IRPF 2023 (disponível no site da Receita Federal)  e preencha todos os campos com a identificação do contribuinte e preencher a declaração; 

2. No menu do lado esquerdo da declaração, clique em ‘Doações Diretamente na Declaração – ECA’ ou ‘Doações Diretamente na Declaração – Pessoa Idosa’. Depois, clique, em ‘Novo”, no menu inferior direito. Vão aparecer três opções de fundos. Escolha a opção ‘Estadual’ e, na unidade da federação: ‘Sergipe’;


3. O valor a ser destinado, calculado pelo sistema, vai aparecer na tela e corresponde a 6% do imposto devido, no caso de pessoa física. Dentro deste limite, o contribuinte vai digitar o valor que ele deseja doar à Campanha Destinar e depois é só clicar em ‘OK’.


4. Será emitido pelo programa um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) no valor escolhido para a destinação. Se houver imposto a pagar, dois Darfs serão gerados: um deles com o valor da destinação e o outro, com o saldo do imposto a ser pago pelo contribuinte.

Quem pode doar: 
A destinação pode ser feita por todos que optarem pelo modelo completo da declaração do Imposto de Renda 2023.

Para mais informações acesse: www.se.gov.br