Prevenção à IST é tema de roda de conversa na Apae Aracaju

29/03/2023
16:45:25

Nesta terça-feira (28), foi promovida na Apae Aracaju uma roda de conversa com o tema “IST: abordando sinais, sintomas e prevenção”. O convidado para falar sobre o assunto foi o médico infectologista e titular, desde 1987, do Programa de Prevenção à IST, Aids e Hepatites da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Dr. Alimir Santana. O especialista  é referência no assunto e foi o primeiro médico em Sergipe a realizar o tratamento de pessoas com Aids. 

Segundo dados da SES, Sergipe possui hoje cerca de 10 mil casos de Aids, com uma média de 30 a 35 novos casos por mês. A forma mais avançada da doença é uma das principais preocupações do sistema de saúde estadual. Por isso, ações como as desenvolvidas na Apae Aracaju são importantes para a promoção da prevenção e para a redução desses números, segundo o Dr. Almir. 

“Esse momento é muito importante porque é uma maneira de interagir com as pessoas e também delas terem a oportunidade de tirar dúvidas. É uma forma de promover de fato a prevenção e a mudança de atitudes. Essa conversa face a face é mais interessante para o usuário, ele acredita mais do que ler um folheto ou ouvir um trecho de uma campanha no rádio, por exemplo.” explica o infectologista. 

Catarina Ramos, mãe do assistido João Pedro, também concorda com a opinião do médico. A mãe do usuário participou da roda de conversa enquanto aguardava o atendimento do filho na Apae Aracaju. “Foi uma palestra bem construtiva, para deixar a gente mais alerta e entendida também sobre o hiv, sífilis e tantas outras doenças mencionadas. Tenho certeza que foi fundamental para muitas pessoas que assistiram. Eu gostei muito de participar e espero que outros debates como esse possam acontecer mais vezes aqui.”, diz Catarina. 


Segundo Dr Almir Santana o expressivo número de pessoas com Aids em Sergipe também pode ser analisado por um viés positivo: a testagem de pessoas também é alta. Com o teste rápido a pessoa descobre se possui algum dos vírus e caso possua algum deles, ela já é encaminhada para realização do tratamento. Por isso, além das ações de prevenção a SES também realiza ações efetivas como testagem e capacitação de profissionais. 

“Nós atuamos com a capacitação dos profissionais para que os municípios possam realizar suas ações. A gente faz testagem em pontos estratégicos. Além disso, prestamos apoio social às pessoas que vivem com HIV, porque ajuda no tratamento, na prevenção e no combate ao preconceito”, relata o médico.


A enfermeira da Apae Aracaju, Ana Paula, diz que os testes rápidos para IST são importantes e devem ser feitos com regularidade.  “O SUS oferece gratuitamente os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes rápidos são práticos, de fácil execução e com resultados de no máximo 30 minutos. Os testes possuem um período denominado ‘janela diagnóstica’ que corresponde ao momento do contato com o vírus e o marcador  de detecção da infecção. Isso quer dizer que existe a possibilidade de um paciente, depois de ser exposto ao risco, esteja infectado o resultado do exame ser negativo se o mesmo estiver no período da janela diagnóstica. Desta forma, sempre que persistir a suspeita de infecção a pessoa deve repetir os exames após pelo menos 30 dias.
Os testes precisam ser realizados  com regularidade, principalmente se tiver passado por uma situação de risco como por exemplo ter feito sexo sem camisinha.”, explica a enfermeira.