Cinoterapia e o apoio emocional oferecidos pelos animais

26/05/2023
16:02:30

O ditado “o cachorro é o melhor amigo do homem” não existe por acaso. Segundo estudos a relação dos humanos com os cães começou há mais de 20 mil anos. A lealdade, amizade e companheirismo que o cachorro desenvolveu com o ser humano tornou esse um dos animais mais presentes na vida e rotina do homem. 


O cachorro foi o primeiro animal a ser domesticado. Essa inclusão dos pets nos lares chegou a atingir quase 48 milhões de domicílios no país, segundo dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse contato íntimo com os cães gerou também estudos científicos sobre o comportamento dos animais e os benefícios dessa relação. 


A cinoterapia é uma atividade que utiliza os cães como facilitadores no processo terapêutico. Ela começou a ser praticada no Brasil na década de 50 pela pesquisadora e psiquiatra Dra. Nise da Silveira, tratando os pacientes com esquizofrenia. A terapia tornou-se popular e é utilizada hoje em diversos estados do país no tratamento de pessoas de todas as idades, em asilos, hospitais e ONGs. 


Em Sergipe, a Apae Aracaju é pioneira na oferta da cinoterapia. A ação desenvolvida na instituição é fruto da parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Segundo o Sargento Tiago Garcia, bombeiro do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSE, setor responsável pelo projeto, a Apae tem uma marca importante a respeito do assunto. “Desenvolvemos o projeto ‘O Cão, o Mundo e Eu’ desde 2017 na Apae Aracaju. Hoje estendemos o nosso serviço e atuamos com regularidade também no Hospital da Criança. Mas foi aqui que esse projeto começou, a primeira instituição a receber essa ação do CBMSE.”, enfatiza o sargento. 


A atividade com os cães tem benefícios terapêuticos relevantes. Segundo a neuropsicopedagoga e coordenadora das oficinas Sociassistenciais da Apae Aracaju, Élquina Moitinho, os estímulos sensoriais provocados ajudam no controle da ansiedade, por exemplo. “Esse trabalho com os animais ajuda a fortalecer aspectos de afetividade, socialização, estimulação psicomotora e uma sensação de bem estar. Eles levam os cães para passear dentro da instituição, interagem e saem um pouco da rotina. É um momento em que eles constroem memórias afetivas e aliviam os sintomas de ansiedade.”, diz a coordenadora. 


Benefícios da cinoterapia: 

Desenvolvimento de sentimentos positivos;
Contato – troca de afeto;
Amor incondicional, sem julgamentos;
Prazer em rir e brincar com o animal;
Sensação de conforto e bem-estar;
Estímulo mental, físico e emocional.