Apae Aracaju completa 54 anos

26/08/2022
15:08:47

A instituição apaeana de Aracaju completa neste sábado (27), 54 anos. A unidade que tem mais de cinco décadas de atividade e acolhe hoje cerca de 400 assistidos pelo CERII e 98 nas oficinas terapêuticas. Um trabalho que muda diariamente a vida de cada uma das famílias atendidas pela Apae. 

Alexsandra de Castro é mãe da assistida Esther, que recebe atendimento na instituição há 7 anos. Mãe e filha comemoram juntas mais um aniversário da Apae Aracaju. “A Apae é uma família que nos acolhe. Minha filha tem autismo, TDAH e era uma criança que tinha muita dificuldade para socializar. Hoje, depois de todo o tratamento que ela recebeu aqui através de terapias, fonoaudiólogo e do atendimento educacional especializado, ela já consegue interagir e ter uma maior independência. Então, eu só tenho a agradecer a Apae por todo esse carinho e cuidado com a minha filha que resultou nessa evolução. Desejo também muitos anos de vida para que esse trabalho seja ofertado não só para a minha filha, mas para tantas outras pessoas que precisam.”, relata a mãe. 

Para marcar a data a instituição preparou uma comemoração interna reservada para funcionários, assistidos e convidados. Uma das pessoas presentes no evento foi a presidente da Federação das Apaes de Sergipe (Feapaes), Monica Souza. Para a presidente finalizar as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência na primeira instituição apaeana do estado de Sergipe é um marco importante e ainda ressalta “É com imensa alegria que venho prestigiar essa data tão especial. Nós não poderíamos encerrar a essa semana em melhor lugar. A Apae Aracaju tem e merece todo o nosso respeito e admiração.”

O presidente interino da instituição, Carlos Mariz, avalia a data como um momento impostante apesar das dificuldades enfrentadas diatiamente, já que o que deve ser ressaltado é o iimportante papel que a Apae desenvolve nesses mais de 50 anos de trajeória. "Em que pese os altos e baixos que a Apae de Aracaju vem enfrentando, hoje é um dia de muita alegria e comemoração pelos seus 54 anos de existência. Essa jovem senhora há mais de meio século vem contribuindo com a sociedade sergipana através do cuidado com a pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Chegamos até aqui graças a todos aqueles que, direta ou indiretamente, deixaram um pouco de suor, lágrimas e muito amor. Cada canto da Apae tem um pedaço do coração deles e, por isso, nosso agradecimento aos funcionários e ex-funcionários, gestores e ex-gestores, assistidos e seus familiares, fornecedores, doadores e parceiros.", comenta o presidente.