Mães apaeanas participam de ação em alusão ao Dia das Mães no Outback Aracaju

14/05/2024
11:26:02

Irllen Sousa 

Nesta segunda-feira (13), assistidos da Apae Aracaju participaram de uma ação com suas mães em alusão ao Dia das Mães. Com apoio da equipe do Outback os usuários entraram na cozinha, prepararam os lanches e serviram as mamães. 

“Foi emocionante para nós, comer uma coisa que foi totalmente preparada pelos nossos meninos. Fiquei muito lisonjeada por ver minha filha me recepcionando, se doando. Surpreendeu a gente.” disse Andrea Rodrigues, mãe da assistida Analu Rodrigues. 

Os usuários e mães que participaram da ação no Outback fazem parte do projeto “Trabalho Assistido”. A ação desenvolvida na Apae Aracaju dá suporte e prepara os usuários para o mercado de trabalho incentivando a inclusão e independência de pessoas com deficiência. 

O trabalho é feito com os assistidos e também com seus familiares. O objetivo é desmistificar e quebrar algumas inseguranças  e superproteção que os pais têm em relação aos filhos que acabam atrapalhando a sua entrada no mercado. Para Núbia Martins, mãe da Ana Júlia, o “Trabalho Assistido” e ações desenvolvidas junto a ele conseguiram abrir um novo leque de possibilidades para ela e sua filha.

“A gente começa a enxergar melhor e ver que eles têm capacidade de crescer, de evoluir e não ficar ali naquele mundinho restrito. Isso mostra que eles tem capacidade sim de viver sem a gente e ter sua vida independente. Minha filha dizia que queria trabalhar e eu achava que isso era um sonho muito distante para ela. Hoje ela mudou e eu também mudei a minha visão. Vejo que ela está mais preparada e eu mais confiante.”, relata Núbia. 

O Trabalho Assistido conta com diversas parcerias de empresas e estabelecimentos, entre eles o Outback. Lucas Fernandes é o recém contratado do restaurante e está se adaptando muito bem à nova rotina de trabalho. O jovem faz a recepção e atendimento dos clientes,  aos 32 anos essa é sua primeira experiência como funcionário. Além de Lucas, outros três assistidos da instituição estão inseridos no mercado de trabalho e ajudam na renda de casa com suas atividades. 

A parceria entre Outback e Apae vem gerando bons frutos e estreita cada vez mais o laço entre o restaurante e a instituição apaeana. A cada atividade fica mais nítido o compromisso da rede com a comunidade e com causa da pcd. “Nós trazemos o pessoal para dentro da nossa cozinha, para dentro do nosso restaurante, mostramos a nossa história, nossa cultura para que eles possam entender o nosso ambiente e ver as possibilidades onde eles podem ser inseridos. Queremos é que tanto eles quanto as mães possam entender o nosso compromisso com a comunidade na inserção e inclusão dos meninos pcd, síndrome de down, autismo e limitações motoras. Queremos mostrar que o restaurante além de ter excelência na qualidade do atendimento temos também essa responsabilidade social e de trazer a comunidade para mostrar as grandes oportunidades que temos para oferecer.” diz Thiago Leal, sócio proprietário do Outback Aracaju.